Resenha do Filme "Nise – O Coração da Loucura"

Aconteceu no dia 04/06/2018 o primeiro Cine Van Gogh em Brasília/DF. A programação teve como enredo inspirador o filme Nise – O Coração da Loucura, dirigido por Roberto Berliner que conta a emocionante trajetória da luta profissional da psiquiatra Nise da Silveira. Um filme muito impactante e provocador de muitas emoções, que levam a reflexões e inquietações para se pensar durante e após o filme.  Suas cenas podem levar o expectador ao riso, raiva e as lágrimas. Sendo pautados nos desafios vividos pela psiquiatra Nise, que revolucionou a forma de lidar com pessoas que sofrem de transtornos mentais. Protagonista de uma história real, ela foi determinada, ousada e superou muitos desafios, nos quais, colaboraram muito para implementar novas formas mais humanizadas e dignas de tratamento no contexto hospitalar de pessoas internadas por surtos psicóticos. 

 

Como demonstrado no filme, a psiquiatra Nise se recusava a adotar tratamentos pautados em métodos violentos, com agressões físicas, eletrochoques ou lobotomia. Sendo assim, Nise estabeleceu seu trabalho por meio da afetividade e do Serviço de Terapia Ocupacional com enfoque na arte, pintura e inconsciente. As intervenções da Nise foram influenciadas pelos ensinamentos de Carl Gustav Jung, que construiu a tese de que os esquizofrênicos podem usar a linguagem simbólica para se expressarem por meio da arte.

 

Após o término do filme, houve uma confraternização e um importante debate sobre os contextos passados e atuais dos pacientes com transtornos mentais, abordando assuntos como discriminação, tratamento, família e inserção social. Sem dúvida, esta sessão do Cine Van Gogh inaugurou com chave de ouro mais um projeto para trazer temas em saúde mental para a sociedade.

 

 

 

 

#cinema #filmes #nisedasilveira #brasilia #psiquiatria #psicologia #saudemental

 

 

Mais informações, acesse: Doctoralia / Facebook / Instagram / Twitter / Blog

 

Para conversar com algum profissional psicólogo ou psiquiatra, acesse o site www.centrovangogh.com.br ou mande-nos uma mensagem no telefone (61) 99610-6688.

 

Artigo escrito pela psicóloga Silvia Maria Rodrigues Gomes

 

Please reload

Destaque

Síndrome de Down

July 1, 2018

1/10
Please reload

Recentes
Please reload

Arquivo