Como tornar a atividade física um estilo de vida?

Grande parte das pessoas sabe que se exercitar regularmente faz muito bem para a saúde. Praticar exercícios físicos favorece o ganho de massa muscular, reduz o peso, melhora a qualidade do sistema cardiovascular e respiratório, reduz o risco de doenças crônicas como o diabetes e a obesidade, entre várias outras contribuições para a qualidade de vida.

 

Mas e a saúde mental? Você sabe como a prática de exercícios físicos pode favorecer o seu bem-estar emocional?

 

Um estilo de vida ativo está relacionado à prevenção e ao combate de transtornos de humor. Diversas pesquisas mostram como os níveis de ansiedade e de depressão diminuem após a prática de exercícios físicos, especialmente os aeróbios realizados com intensidade moderada e de maneira regular. Um estudo feito com 207 indivíduos em uma universidade portuguesa, por exemplo, mostrou que níveis mais elevados de atividade física estão associados a menores níveis de ansiedade e depressão. Os participantes inativos obtiveram escores de estresse bem mais altos do que os ativos.

 

A depressão gera alterações no nível de energia e uma redução no nível de atividade. Além disso, quadros depressivos e ansiosos geralmente causam alterações na qualidade do sono e o exercício físico ajuda a regular esse padrão. Sendo o sono reparador essencial para a recuperação energética e fisiológica, indivíduos que dormem melhor têm mais disposição e menos cansaço.

 

Pessoas em estados de depressão também costumam ver a si mesmas de uma maneira negativa, têm pensamentos de autodesvalorização e de desesperança. O exercício físico pode ajudar nesse aspecto na medida em que, ao estarem mais ativas, podem se ver como mais capazes de enfrentar os desafios do cotidiano. Além disso, a atividade proporciona uma mudança na imagem corporal, podendo contribuir para a melhora da autoestima de seus praticantes.

 

Os exercícios físicos estimulam a produção de endorfina, o conhecido hormônio do bem-estar. A serotonina e noradrenalina também são estabilizadas por meio da prática da atividade física, propiciando um efeito tranquilizador e analgésico. Esse efeito pós-esforço ajuda a manter seus praticantes em um estado de equilíbrio psicossocial mais estável diante das adversidades do dia a dia.

 

Assim, manter-se ativo é essencial para a promoção da qualidade de vida! Nós do Centro Van Gogh acreditamos que a prática de atividade física é primordial para o cuidado com a sua saúde mental. Que tal desfrutar de todos esses benefícios e guardar um tempinho durante a semana para isso?

 

 

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Para conversar com algum profissional especializado sobre o tema, seja um psiquiatra, psicólogo ou neuropsicólogo, acesse o site www.centrovangogh.com.br ou mande-nos uma mensagem no telefone (61) 99610-6688.

 

Artigo escrito pela psicóloga Raphaela Schlottfeldt Brandão

 

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