O que é ansiedade?

A ansiedade é um transtorno muito frequente nos dias atuais. A demanda clínica de pacientes com quadro ansioso é muito alta, e a procura se dá tanto por iniciativa própria como por indicação médica. A própria rotina da maioria das pessoas envolve uma dinâmica que é propícia ao desenvolvimento do transtorno de ansiedade. Muita correria, o trânsito, as preocupações com a família e com os estudos, a busca de uma carreira profissional e até mesmo questões de ordem afetivas, são fatores muito presentes como desencadeadores de quadros ansiosos.

 

Um quadro ansioso, não raro, vem associado a outros problemas fisiológicos e outras doenças, como a hipertensão, o estresse, insônia e outros. A tensão que envolve uma pessoa ansiosa pode levá-la a ter dificuldades para dormir, se relacionar, relaxar e outras mais, causando vários prejuízos para o seu bem-estar geral.

 

Saber lidar com as incertezas da vida é algo que pode ser aprendido, e parte do trabalho de terapia é ajudar ao paciente a ter pensamentos e comportamentos mais assertivos e funcionais, de maneira que ele adquira, cada vez mais, a habilidade de lidar com o imponderável da vida.

 

A vida psíquica de uma pessoa é totalmente interligada e qualquer alteração na qualidade do sono que persiste por mais de 3 meses pode causar um desequilíbrio em todo o funcionamento, gerando sofrimento e prejuízos significativos.

 

Por isso, é importante um acompanhamento profissional quando a ansiedade começa a afetar o seu dia-a-dia.

 

 

 

Please reload

Destaque

Síndrome de Down

July 1, 2018

1/10
Please reload

Recentes
Please reload

Arquivo